Criar uma Loja Virtual Grátis





NOTÍCIAS
NOTÍCIAS

Escola de Futebol do Zango prepara novas estrelas

Avalino Umba - 27 de Janeiro, 2011

Oitenta crianças frequentam o projecto futebolístico localizado em Viana.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Com apenas dois meses de existência, o projecto “Brincando com a Bola” ganha corpo na comuna do Zango, município de Viana.
Iniciativa do técnico Armando da Costa Faria “Ti Nandinho”, a Escola de Futebol do Zango tem inscritas 80 crianças, 45 das quais menores de 10 anos. Os ponteiros do relógio marcavam 11h00, quando a equipa de reportagem do Jornal dos Desportos chegou à comuna do Zango, cerca de dez quilómetros da vila sede do município de Viana.

Ao aproximarmo-nos da Escola de Futebol, notou-se a correria dos petizes em direcção ao campo onde Ti Nandinho desenvolve o projecto “Brincando com a Bola”, localizado num vasto largo com paus chumbados no solo a servirem de balizas. Ali, já um grupo de crianças se dedicava aos treinos, ainda que o recinto se encontrasse lamacento, devido à chuva que tinha caído nas primeiras horas da manhã.

“O projecto está em fase embrionária, está a ser divulgado agora, pois foi criado há dois meses”, disse o treinador. “Vamos agora endereçar documentos às instituições municipais e comunais para ver a possibilidade de nos apoiarem”, acrescentou Ti Nandinho, frisando tratar-se do “projecto de um angolano com bastante vontade e que ainda tem muito para ensinar aos jovens”.

O arranque do projecto “Brincando com a Bola” teve o apadrinhamento de algumas figuras ligadas ao futebol nacional, entre elas o presidente de direcção do Polivalentes FC e os técnicos Carlos Queirós e Adriano Panzo, ambos do Petro Atlético de Luanda, que ofereceram bolas. Homem há muito ligado ao futebol, pelas mãos de Armando da Costa Faria “Ti Nandinho” passaram muitas “estrelas” que brilharam e brilham no futebol nacional e no exterior.  

André Makanga (ex-capitão dos Palancas Negras), Manucho Gonçalves (Bucaspor da Turquia), Kumaka (1º de Agosto), Simão Bendinha (ex-ASA), Sotto Mayor (FC Bravos do Maquis), Chara (Petro de Luanda), Nandinho (1º de Agosto) e Guigui (ex-capitão dos Sub-15) são alguns dos futebolistas que treinaram às suas ordens. Hoje, Ti Nandinho espera, com o seu projecto, lançar mais talentos para o engrandecimento no futebol nacional.  

“Aproveito essa oportunidade para agradecer ao presidente do Polivalentes FC, o senhor Tareia, que ofereceu à escola as primeiras duas bolas, assim como ao Petro Atlético de Luanda, na pessoa dos professores Queirós, Alberto e Panzo e tantos outros, que sempre que possível, dão um pouco do seu conhecimento, pois de mim também beberam”, disse.

“Brincando com a Bola”
 necessita de um campo

A cedência de um espaço para a construção de um campo é a grande prioridade do responsável do projecto “Brincando com a Bola”. Por esse facto, o técnico Armando Faria “Ti Nandinho” pediu aos responsáveis do Ministério da Juventude e Desportos, da Associação Provincial de Futebol de Luanda (APFL), da Direcção Provincial dos Desportos, à Administração Municipal de Viana e à sociedade civil que contribuam com o que estiver a seu alcance para o fortalecimento do programa. 

“Não estou a pedir avultadas somas em dinheiro, mas apoios para que o projecto tenha êxito. Precisamos de material indispensável ao nosso trabalho, mormente de um espaço para a construção de um campo. Este é um projecto que não é apenas meu, mas de todos os angolanos, precisando de todo o apoio necessário, porquanto do mesmo vão, certamente, nascer outros Manuchos, Makangas, Davids, Nandinhos, Charas, Zé Pequenos, Reginaldos e tantos outros”, referiu. 

Com a cedência do espaço e depois da construção do campo, Armando Faria acredita que o projecto “Brincando com a Bola” vai ter base para avançar com mais celeridade. Quem também aguarda por um espaço com melhores condições para desenvolver as suas actividades são os petizes que frequentam o projecto “Brincando com a Bola”. Os menores disseram à reportagem do JD que o espaço onde trabalham necessita de melhorias substanciais. 

Carlos Alberto e Marcos Francisco “Marquito” são dois rapazes que auguram atingir o estrelato no mundo do futebol. “Estou feliz por frequentar o projecto ‘Brincando com a Bola’. O Ti Nandinho ensina muito bem e é muito exigente. O único problema é o campo e o material. Espero que as pessoas ajudem o nosso técnico, porque ele já formou muitos jogadores”, disse Marquito, opinião corroborada pelo seu companheiro Carlos Alberto. 

“O projecto vai triunfar” 

O projecto idealizado pelo técnico Armando da Costa Faria “Ti Nandinho” surgiu da necessidade de preparar futuros craques para o futebol nacional, aproveitando a sua vasta experiência desde 1984, para ocupar os tempos livres das crianças e jovens do Zango. 
Assim, depois de ter trabalhado no surgimento de muitos jovens, hoje grandes talentos do nosso futebol, Armando da Costa decidiu dar continuidade ao processo de formação de futebolistas para que possam “engordar” o leque de opções para as selecções nacionais nos diferentes escalões.

“Tenho fé que o trabalho que estamos a desenvolver será benéfico para o nosso futebol. A experiência me diz que com o apoio esperado o projecto vai avançar e triunfar. Não vamos correr, caminharemos com calma”, sublinhou o técnico. A manutenção dos campos existentes e a construção de outros nas comunas e bairros da província de Luanda deve, na opinião de Armando Faria, ser levado em consideração. Por isso defende uma visão diferente por parte dos governos provinciais e das administrações municipais para que os espaços sejam bem aproveitados.  

“O aproveitamento das áreas existentes para fins habitacionais ou comercias tem originando o desaparecimento de muitos espaços livres, onde as crianças e os jovens podiam desenvolver as sua actividades de lazer, levando-os, por isso, a práticas de actividades nada abonatórias, como a delinquência e o consumo excessivo de álcool”, disse o técnico. 

Campos

O técnico que participou no processo de formação de Chara, Manucho Gonçalves, Nandinho, André Makanga e tantas outras “estrelas” do nosso futebol, realça que o apoio a ser prestado pelo governo ajudará no desenvolvimento do futebol no país. “A construção de campos com condições para a prática do futebol promove igualmente a amizade e a irmandade entre as crianças. Por isso, decidi pela criação do projecto “Brincando com a Bola”, disse “Ti Nandinho”.

Iniciativa alegra 
crianças do Zango

Carlos Alberto tem 13 anos de idade, estuda a 7ª classe e diz sentir-se feliz por ter encontrado uma escola onde aprende a jogar a bola, pois para ele, o tempo livre há muito que precisava de ser ocupado. O garoto que almeja chegar à Selecção Nacional, diz ser um admirador de Cristiano Ronaldo e o seu sonho, a par do futebol, é o de ser engenheiro de petróleos.

“Ninguém nasceu sábio. Por isso, enquanto pequeno vou estudar e nos tempos livres praticar o desporto, pois o meu sonho é jogar futebol federado”, augura o garoto que joga na posição de defesa central. Marcos Francisco, conhecido por Marquito, conta que ouviu dos vizinhos sobre a existência do projecto “Brincando com a Bola” e logo o pai se predispôs a levá-lo à referida escola de futebol.

Adepto confesso do Petro de Luanda, o garoto de 12 anos de idade, estudante da 7ª classe, considera o técnico “Ti Nandinho” um pai, pois, como disse, através do técnico tem vindo a descobrir o caminho certo para que ele possa continuar a sonhar em um dia vestir a camisola da equipa petrolífera. “Posso começar a partir daqui (escola do Zango) a desenhar o meu futuro, pois, sonho quando crescer, jogar numa equipa de alta competição. O Petro é uma delas”, enfatiza o pequeno Marquito. AU

Acesso à escola é livre

O acesso à Escola de Futebol do Zango, enquadrada no projecto “Brincando com a Bola”, é livre. O mesmo está aberto a todas as crianças e jovens dos 4 aos 14 anos de idade, independentemente das suas aptidões. Ou seja, os integrantes do mesmo (projecto) propõe-se a trabalhar essencialmente na formação, proporcionando o ensino e a prática de futebol, através das acções técnico-pedagógicas, e só depois será feita a selecção. 

“A formação dos jovens futebolistas é uma actividade que exige dos educadores uma qualificação adequada e um elevado sentido de responsabilidades com os praticantes”, sustentou Armando Faria. No projecto “Brincando com a Bola”, o educador/treinador reúne um conjunto de competências nos domínios do saber, ou seja, conhece bem os jovens que treina, bem como as características das suas diferentes fases de desenvolvimento.

“Isso vai contribuir para o desenvolvimento das capacidades específicas (físicas, tácticas técnicas e psíquicas) do futuro futebolista”, avançou o técnico. Contudo, o projecto “Brincando com a Bola” não está apenas virado para a componente desportiva. Segundo o técnico Armando Faria, o mesmo visar contribuir também para uma formação geral e integral do homem. “O nosso objectivo não está virado apenas na componente desportiva. Nós valorizamos o esforço e o progresso na aprendizagem, por isso, colocamos em primeiro lugar os interesses dos jovens e só depois as vitórias da equipa”, reforçou “Ti Nandinho”.

Deste modo, a frequência do ensino geral é uma condição indispensável para quem almeja fazer parte do projecto “Brincando com a Bola”, segundo o técnico da referida escola.  “Temos recebido muitas crianças na nossa escola. Contudo, quando os pais nos contactam para que os seus filhos entrem no projecto, uma das condições que apresento é a frequência do ensino geral, pois nós queremos ter no futuro homens formados de forma integral”, concluiu.